top of page
Do grego "

Do grego "anthropos", que significa homem e "sophia", significando sabedoria. Rudolf Ste

A  ANTROPOSOFIA

Do grego "

Do grego "anthropos", que significa homem e "sophia", significando sabedoria. Rudolf Steiner disse que a Antroposofia deve significar a consciência da humanidade.

A partir dessa perspectiva, a Antroposofia também pode ser chamada de ciência espiritual. Como tal, é um esforço para desenvolver não apenas pesquisas científicas naturais, mas também uma pesquisa científica espiritual com base na tradição idealista, no espírito dos esforços históricos, que levaram ao desenvolvimento da ciência moderna.

 

caderno de anotações de R STEINER

   Elaborada no início deste século pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, aborda o ser humano de maneira integral porque se interessa pelos processos físicos abordados pelas ciências naturais e também por todos aqueles que não podem ser materialmente mensuráveis.

   É uma obra viva que tem trazido enormes revelações nas áreas da educação e da saúde, citadas como estudos referenciais da ONU e OMS, além de ser representada por várias personalidades como prêmios Nobel.

 

A colaboração de cientistas, artistas, médicos, educadores, agricultores, sociólogos e outros profissionais das mais diversas áreas que se orientam pelos princípios antroposóficos, tem fortalecido e aumentado a abrangência do movimento, que propõe recriar o conhecimento científico atual com uma visão artística, espiritual e por fim mais humanizada.

   Nos anos 90, a ciência vem se aproximando do que Rudolf Steiner chamou de “a compreensão mais elevada das coisas”.

 

   As questões tratadas pela Antroposofia foram oficialmente enunciadas no meio científico a partir de 1986, pela Unesco, no Congresso de Veneza, onde foi apontada a defasagem entre os avanços tecnológicos e a qualidade de vida das pessoas e da sociedade no planeta.

   Em 1994 houve o I Congresso Mundial de Multidisciplinaridade, coordenado pelo sociólogo Edgar Morin, pelo artista Lima Freitas e pelo físico Nicolesu, onde se discutiu a necessidade de o homem contemporâneo encontrar novas bases espirituais para a vida.

   Podemos reconhecer nestes novos fundamentos os anseios essenciais da concepção antroposófica de Ciência, Cultura e do homem.

bottom of page